"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto". (Rui Barbosa)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O MARANHÃO DAS RAIMUNDAS

Na mesma semana em que o país inteiro se emocionou com a história da menina maranhense Raimunda, de Pinheiro-MA. no Programa do Gugu, da TV Record, no quadro Sonhar mais um sonho, o Estado do Maranhão foi surpreendido por mais um escândalo político, envolvendo o deputado da base governista de Roseana Sarney, Stênio Rezende, naquele que já ficou conhecido como o Escândalo do Babaçu. o episódio passaria despercebido como tantos outros, não fosse a coincidência envolvendo este vegetal tão comum no nosso Estado e que é fonte de sobrevivência para muitas famílias.
Raimunda é uma menina de 11 anos, muito pobre, que mora na zona rural de Pinheiro, com a mãe e mais 7 irmãos, numa casinha de taipa coberta de palha em condições miseráveis, dividindo a casa com porcos e galinhas e que sobrevive, como muitas outras famíias por aqui, graças à coleta e quebra do coco babaçu, vegetal típico da paisagem maranhese. Ela escreveu uma carta para o quadro do programa contando a sua situação, pedindo ao Gugu que a ajudasse a dar uma casa para a sua mãe, que já não tinha mais condições de trabalhar. Ela salientou que já havia aparecido na televisão em um outro programa da emissora, o Câmera Record, quando também chamou a atenção do Brasil, por sobreviver com a família da quebra do coco babaçu.
Este apelo fez com que a produção do programa se comovesse e resolvesse atender ao desejo da menina, que foi surpreendida em sua casa pelo próprio próprio Gugu. Desde o início, a menina chama a atenção de todos por ser muito inteligente, por ser muito pobre e por gostar de cantar. Este é um daqueles quadros da televisão cujo objetivo é emocionar o telespectador, ao mesmo tempo em que pratica o merchandising solidário, em que as empresas fazem doações em troca da propaganda direta.
O programa entatiza vários aspectos do município de Pinheiro, como a localização, as belezas naturais, mas principalmente o estado de miséria em que vive boa parte da população. Só esqueceram de dizer que o município é a cidade natal do Senador vitalício José Sarney, que enquanto Deputado, Governador, Senador, Presidente, nunca lembrou daquele povo que continua vivendo como a maioria do povo maranhense, na miséria.
Gugu o tempo inteiro se mostra surpreso. Com o tipo de moradia (pau a pique), com a falta de saneamento básico, com a falta de higiene do local, com a falta de alimentos, com a falta de assistência, com o tipo de vida que os maranhenses vivem. Nada novo para nós, mas entristecedora a forma como a situação foi desnudada em pleno horário nobre.
Raimunda ganhou uma casa no centro de Pinheiro com conforto jamais imaginado por nenhum membro de sua família miserável. Realizou um sonho. Daqui pra frente é com ela. Que seja muito feliz e consiga um futuro diferente das outras Raimundas maranheses.
Ao mesmo tempo, a imprensa castrada do Maranhão tratou de abafar o escândalo das propinas na Assembléia Legislativa do Maranhão, por envolver "gente grossa" tanto dentro do legislativo quanto no executivo e na família donatária do Maranhão. Uma vergonha, porém fato comum num Estado em que prevalece a vontade de políticos, empreiteiros, empresários com interesses dentro do governo, lobistas. O pior é que nas próximas eleições veremos as mesmas caras fazendo promessas, posando de bonzinhos e honestos. O povo certamente continuará confundindo urna com penico.

2 comentários:

  1. gostei muito desta materia e mais, o quadro da pequena Raimunda prova a existencia de DEUS nas vidas daqueles que pedem a DEUS e cobnfiam em DEUS.Gugu foiuma grande ferramenta nas mãos de DEUS para realizar mais um sonho de uma criança e uma familia necessitada.Um abraço.deus abênçõe VCS.

    ResponderExcluir
  2. Otima postagem, Depois da uma olhada no meu blog e veja o review que fiz sobre a lanterna tática militar, essa lanterna é muita boa para pescaria ou acampamentos.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir